ROTEIRO DE IDA
MAPA 1
Mapa contendo o roteiro dos 5 primeiros dias
Primeiro dia - 658 km: A opção por trafegar pela BR267 foi feita para se evitar a região do arco metropolitano, região sabidamente perigosa. Também uma oportunidade para conhecer a região das águas, passando por Lambari, Caxambu, São Lourenço, Campos do Jordão. O encontro com a Via Dutra se dá próximo a Taubaté. Um pequeno retorno permitirá pernoitar em Aparecida e conhecer a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida.
Segundo dia - 558 km: Sem grandes atrativos, apenas a necessidade de passar pela grande São Paulo, trecho sabidamente muito cansativo, para pernoitar em Quatro Barras, nas imediações de Curitiba.
Terceiro dia - 439 km: Atravessar o Estado do Paraná, rumo sudoeste, para pernoite em Pato Branco PR. Caso haja interesse em conhecer Foz do Iguaçu, serão 338 km a serem percorridos, com pernoite em São Francisco Beltrão PR, mais em conta.
Quarto dia - 369 km: Pouco asfalto nesse dia, com passagem por Palmeiras das Missões para conhecer as ruínas dos jesuítas, do Brasil Colonial dos séculos XV e XVI.
Quinto dia - 490 km: Dia sem muitos atrativos, apenas a ansiedade de atravessar a fronteira, rumo a Posadas, para o primeiro pernoite em solo argentino.
TOTAL PERCORRIDO ATÉ AQUI = 2.454 km
O Mapa 1.1, a seguir, é uma opção alternativa ao Mapa 1, cujas alterações são: Via Dutra ao invés da BR267 e saída do Brasil por Porto Iguazú. Serão 4 pernoites no total, diferente do Mapa 1 onde gasta-se 1 dia a mais até chegar em Corrientes, em território argentino. Totaliza-se, então, 2.209 km, 245 km menos do que a rota traçada no Mapa 1. Esta opção economiza 1 dia de viagem, mas isso tem um preço e torna o roteiro mais exigente das condições físicas de cada um de nós.
Portanto, deixo a pergunta: Se o prazer e as emoções advém da jornada, por quê economizar 1 dia? (Quem quiser responda no grupo)
MAPA 2
Mapa contendo o roteiro de mais 6 dias, a partir de Posadas
Sexto dia - 320 km: Acompanhando o traçado do Rio Paraná, percorre-se a Rota 12 de Posadas até Corrientes. Trecho pequeno, poupando energias para o próximo dia.
Sétimo dia - 836 km: Este sim, parte mais cansativa e emocionante da viagem, quando iremos atravessar o charco argentino, longas retas que nos levará até Salta, ponto de partida para a travessia do Passo de Jama, nosso primeiro encontro com a cordilheira. Apesar dos 836 km, a estrada é ótima e permite desenvolver uma velocidade média compatível. Realizar esta travessia em um único dia será ótimo, uma vez que não existe nenhum atrativo maior neste trecho, senão o próprio charco, entretanto, por se tratar de região de fortes chuvas nesta época do ano, poderemos ser obrigados a pernoitar.
Oitavo dia - 598 km: Eis aí o melhor da viagem. Momento em que a Cordilheira dos Andes nos presenteará com magníficas paisagens e atrativos imperdíveis, que marcará a todos com o melhor desta aventura. Próxima parada, San Pedro de Atacama
Nono dia - 320 km: E a aventura continua, agora em solo chileno. O deserto de sal, uma infinidade de vulcões, lagos, o Vale da Lua, enfim, o próprio Deserto de Atacama, que se estende até o Pacífico, e chegaremos em Antofagasta para uma bela refeição e uma noite de sono cheia de belos sonhos. Será possível dormir?
Décimo dia - 464 km: Rumo sul, pela rodovia B70, em direção a Santiago, acompanhando o traçado da orla marítima, tendo de um lado o Oceano Pacífico e do outro o magnífico Deserto de Atacama. Estrada magnífica, permitirá uma viagem rápida e segura. Antes, porém de percorrer este trecho, saindo de Antofagasta, uma rápida esticada para conhecer o monumento Mano del Desierto, ponto alto e marcante de nossa aventura. Então, vamos lá registrar e sujar um pouco mais as motos com o piso de terra do deserto. O pernoite está previsto para Caldera, local aprazível a beira do mar, entretanto, deixo em aberto a possibilidade de pernoitar no Camping Los Yecos, 120 km antes, dentro do Parque Nacional de Pan Azúcar, também a beira mar, uma oportunidade para dormir, tendo o céu do Chile sobre nossas cabeças. Neste caso, levaremos barracas e apetrechos para um confortável acampamento, com direito a uma bela fogueira.
Décimo primeiro dia - 827 km: Finalmente, qualquer que seja a escolha do pernoite anterior, partindo do nosso acampamento ou da localidade de Caldera, uma longa estrada nos separa do nosso destino final, Santiago. Não se assustar com a quilometragem, pois as estradas do Chile, esta e muitas outras, são magníficas e permite viagens seguras e sem qualquer stress. Entretanto, fica aberta a possibilidade para outros pontos de pernoite. O litoral chileno é muito bonito e o que não falta é local bonito para pernoitar. Tanto assim, que escolhi, como destino final, a localidade de Viña Del Mar, distante 122 km de Santiago, uma das cidades mais belas do Chile. Então, conheceremos Santiago durante o roteiro de volta.
TOTAL PERCORRIDO ATÉ AQUI = 3.365 km
Onze dias de estradas no total e 5.819 km percorridos é o percurso previsto, de Nova Friburgo BR até Viña Del Mar CH. Cabe aqui uma ligeira observação: Como pode se notar os mapas demonstrados acima não possuem o recurso do street view, entretanto, é possível clicar sobre qualquer ponto do mapa. Clicando sobre os marcos que inseri, aparece apenas o descritivo que elaborei para cada um. Clicando sobre qualquer outro ponto do mapa: hotéis, postos de gasolina, restaurantes, etc. o Google exibirá fotos, fotos 360, e o que mais estiver disponível, como nos exemplos abaixo. Assim vocês podem ter uma ideia melhor do que nos espera e decidir por uma opção ou outra.