Andes a maior aventura!

PROJETO

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Neste link vamos antecipar algumas imagens 360 dos pontos por onde passaremos

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Antes de qualquer outra explanação é preciso dizer sobre o slogan que rotula o projeto, "Andes a maior aventura!", inicialmente imaginado como "Chile a maior aventura!". Basta entrar no YouTube para verificar que a maioria dos projetos de viagem pela América do Sul recebem como parte do título o nome "Chile" e quando assim não é, o nome substituto é "Ushuaia", ou ainda, "Peru", "Patagônia", "Titicaca", "Atacama", "Machu Picchu". Portanto, nenhuma referência, ou homenagem, a mais bela das cordilheiras do mundo, berço natural de todo esse espetáculo latino que nos é ofertado, até mesmo a nossa grandiosa Floresta Amazônica, com suas matas e rios.

Sendo assim, peço humildes desculpas a amiga Marilene, maior incentivadora deste projeto e autora do slogan inicial, pela mudança de última hora. Penso eu que todos haverão de concordar com a nova proposta, cujo intento é apenas homenagear esse patrimônio que a todos pertence, Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia, Brasil, e todos os demais países latinos.

Em seguida é preciso afirmar também que este site está sendo realizado, neste exato momento, 26 de julho de 2019, como parte do planejamento de viagem e, principalmente, como fonte de documentação de tudo o que, futuramente, vier a ser realizado.

Cortar a Cordilheira dos Andes através do Paso de Jama, no sentido Argentina - Chile, a uma altitude de 4.200m. Travessia que se realiza entre esses dois países, inicialmente pela Rota 52 e na sequência seguindo a Rota 27, ligando as localidades de Jujuy e San Pedro do Atacama. A estrada foi aberta em 6 de dezembro de 1991 e foi pavimentada durante todo o ano de 2005. Está aberta de janeiro a dezembro, embora, em tempos mais frios possa estar ocasionalmente fechada pela neve. O Paso de Jama se localizada no extremo norte da cordilheira e é um dos mais procurados por sua altitude e diversidade ambiental, como por exemplo, Deserto do Atacama e Salinas Grandes, além de outros atrativos culturais da região. O período que vai de setembro a dezembro é o mais propício para viagens de motocicleta, pois evita-se o frio mais intenso do inverno (maio, junho julho e agosto) e o período de chuvas que tem início em janeiro. Com um pouco de sorte, ainda em setembro, será possível apreciar a neve.

A travessia de retorno se fará pelo Paso Internacional Los Libertadores, cuja homenagem se faz ao Cristo Redentor de los Andes, representado por uma estátua de 4 toneladas, localizada no ponto mais alto do lado argentino (4.000 m).

O túnel principal de 3 km de extensão e a uma altitude de 3.175 m, no lado argentino, serve como uma importante via terrestre entre o Chile e a Argentina, embora possa ser fechado durante o inverno em função da neve ou por perigo de desmoronamentos. No lado argentino o acesso é mais suave. No lado chileno, a declividade é muito mais acentuada, com uma grande quantidade de curvas para facilitar a transposição da cordilheira, sendo os Caracoles Chilenos um grande atrativo.

Os roteiros de ida e volta estão mais detalhados na aba ROTEIRO.

É importante dizer que a proposta de projeto aqui apresentada foi formulada levando em consideração a idade avançada de parte dos integrantes do grupo e, além da paixão por motocicleta que todos possuem, a vontade de desfrutar a jornada o máximo que for possível. Sendo assim, o fator tempo fica com menor prioridade.

Então, vamos em frente!


Nelson A. Bohrer26/07/2019